quarta-feira, 18 de abril de 2007

Pasárgada Motel

RAFAEL JULIÃO (amigo do André) acrescentou para o mundo:

"Tava conversando com um camarada meu aí, já influenciado pelas aulas de poesia moderna brasileira, e pensei: Pasárgada é um bom nome pra motel."

Vamos analisar o pensamento de Julião, este nobre estudante de letras:

- Pasárgada é o nome de um poema muito famoso de Manuel Bandeira, onde ele diz que:

"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei"

Bem, já nesta passagem, notamos claramente o conteúdo erótico do poema quando ele diz: "Lá sou amigo do rei". Que rei seria esse? Para um homem, quem é o rei do homem senão seu órgão fálico? E o que dizer de "Lá tenho a mulher que quero/ Na cama que escolherei"? Imagino Manuel Bandeira, de mãos dadas com um brotinho dizendo: - Me vê a suíte 314, por favor.

- Na segunda estrofe, creio que o poeta tenta disfarçar colocando elementos triste como: "a nora que nunca tive".

- Porém, na terceira estrofe, Bandeira não se agüenta e solta:

"E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada"


Fazer ginástica? Andar de bicicleta? Subir no pau-de-sebo? Montar em burro brabo? E essa metáfora Rosa? Quem será esta Rosa?
Me abstenho de explicar.

- Na quarta estrofe, Manuelito perde a linha e diz coisas como:

"Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
"

Bem, em motel tem camisinha? Tem, sim senhor! Em motel tem telefone automático? Tem, sim senhor? E as prostitutas? Seriam elas a Rosa e as mulheres que o poeta diz querer? Sim senhor.


Bom, não estranhem se um dia estiverem passando pela Via Dutra e se depararem com Motel Pasárgada, o lugar dos seus sonhos. É só pedir pra chamar o Julião que ele te dá um desconto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ou seja, aqui se registra um momento histórico...
ESTÁ FUNDADO O PUTARISMO!

MIRA disse...

Quando eu sair de casa, direi a mamãe: "vou-me embora para passargada!"
Mamãe achará que tem uma filha muito culta e interessada em poesia!

Nath disse...

tah ..entao o nome eh ...passargada?!
nesse a proxima surpresa vai ser mais facil de se concretizar.rsrsrsr

mas suite 314?????
314???